Equipe da Jica visita obras do SES Ingleses-Santinho

Na segunda-feira (05/03), as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário SES Ingleses-Santinho receberam, mais uma vez, a visita de representantes da JICA  (Agência Internacional de Cooperação do Japão), responsável pelo financiamento dos R$ 84 milhões que serão investidos no projeto completo. Na obra, estão previstas a instalação de 58 km de redes coletoras, cerca de 4500 ligações domiciliares, estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que ficará localizada no local onde hoje está o canteiro de obras do Consórcio.







Segundo o Gerente de Construção da Casan, engenheiro Fábio Krieger, que acompanhou a visita, estas ações têm como objetivo o acompanhamento técnico da obra, e são extremamente produtivas e importantes para a evolução do trabalho. "A equipe da JICA observa minuciosamente o projeto em todos os seus detalhes. São tecnologias e modos de ação diferenciados, e ao mesmo tempo que trazem seu conhecimento e experiência para cá, questionam e observam a nossa metodologia de trabalho", explicou.


 


Durante toda a tarde engenheiros da Agência, da CASAN e do Consórcio Trix-Infracon passaram pelas frentes de trabalho e conferiram detalhes do projeto, dedicando muita atenção aos detalhes de instalação das caixas de inspeção (CIs) e Poços de Visita (PVs). Tradicionalmente esses equipamentos são fabricados com concreto, mas no projeto em implantação no Norte da Ilha o material escolhido foi o Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que além de ser mais resistente,  confere mais agilidade e qualidade às obras de saneamento e é considerado uma tecnologia verde e limpa.

Depois de conferir a instalação da CIs in loco, os representantes da JICA puderam conferir detalhes do equipamento em uma maquete montada no canteiro de obras.




Evolução da Obra


Com 11,6 km de rede já instalados, as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses-Santinho alcançaram, nesta primeira semana de março, 20 % do total de tubulações a serem colocadas em vias dos dois bairros. Atualmente o Consórcio Trix-Infracon, contratado pela Casan para executar as obras, mantêm cinco equipes trabalhando na instalação de rede, de ramais e recuperação de pavimentação, mas a partir de quarta-feira (07/03), outras duas frentes de trabalho serão abertas nas servidões Valdevino Marques da Natividade e Alzira Medeiros Sagaz (ambas localizadas na região do Santinho), vias em que os trabalhos foram interrompidos durante a temporada.  De acordo com a administração do Consórcio, a  previsão é que até o final deste mês outras três equipes se juntem às que já estão em operação, totalizando 10 frentes de trabalho simultâneas na região e ampliando sensivelmente o ritmo das obras.


Atualmente as equipes mantém uma media diária entre oito e 10 tubos instalados, mas esta quantia varia de acordo com a complexidade de obras e detalhes de cada trecho, principalmente em relação à profundidade das escavações.
 
Ação socioambiental


Nesta sexta-feira (09/03), a tenda de atendimento da equipe socioambiental será instalada na Estrada Vereador Onildo Lemos, nº 1508, no Santinho.


É mais uma oportunidade para que a população tenha acesso a informações relacionadas ao projeto, principalmente área de abrangência, prazo de execução, cronograma de obras e ruas que estão recebendo as intervenções. A equipe atenderá a comunidade entre as 10h e as 15h.


O projeto do SES Ingleses-Santinho é uma ação conjunta da CASAN, governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis com investimento total de R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Quando concluído, o SES Ingleses-Santinho irá atender todo o centro de Ingleses (áreas norte e sul do bairro) e a praia do Santinho, beneficiando cerca de 42 mil moradores fixos e os milhares de veranistas que visitam a região durante o Verão.


Fonte: CASAN/LU ZUÊ
Fotos/Divulgação: Jornalista LU ZUÊ

Categoria:VARIEDADES

Deixe seu Comentário