Mais de 25% da rede já foi instalada no SES Ingleses-Santinho

As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho vem apresentando progressos contínuos, comprovados pelos números, tanto no que diz respeito ao percentual de tubulações quanto aos ramais residenciais (as Caixas de Inspeção, ou CIs) instalados. Atualmente o Consórcio trabalha com nove equipes de instalação  de rede e ligações, uma de acabamento e três de reposição de pavimento, e o relatório divulgado pela área técnica do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela Casan para a execução dos serviços do SES Ingleses-Santinho) mostra que 25,89% das tubulações previstas no projeto já foram instaladas. Esse percentual corresponde a 15,019 mil dos 58 mil metros previstos no projeto, em obras realizadas em vias públicas nas regiões de Santinho e Ingleses. E, com uma equipe exclusivamente dedicada à colocação das CIs (para zerar o passivo resultante de um período no início das obras, quando o equipamento ainda não estava disponível), e as outras oito executando simultaneamente a instalação de CIs e de rede, já são mais de 700 ramais residenciais instalados e conectados à rede.



O último relatório divulgado apresenta dados da evolução da obra entre os dias 21 de março e 20 de abril, e mostra que nesse período foram mais 2,3 mil metros de rede instalada, o que corresponde a praticamente três vezes o que estava sendo alcançado no período da alta temporada, quando o ritmo das obras precisou ser diminuído para minimizar os transtornos que as obras poderiam causar para moradores e turistas.


O trabalho das equipes é intenso e coordenado: trechos das vias são escavados, as tubulações instaladas, e já na sequência os trabalhadores recobrem as valas, buscando minimizar ao máximo os transtornos para a comunidade.   


É importante destacar que, mesmo após a instalação dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em funcionamento. Isso só poderá acontecer quando todo o sistema estiver implantado e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) entrar em funcionamento. No momento certo, todos os moradores serão avisados pela Casan.


Na próxima terça-feira o Consórcio deve informar as novas ruas que passarão a sofrer intervenções.

 


Obra de drenagem


Na Servidão Flor (localizada na proximidade da Igreja Santa Catarina de Alexandria), além das tubulações da rede e instalação das CIs, a partir de uma parceria firmada com a prefeitura, o Consórcio executou, também, uma obra de drenagem.


Com quase 370 metros de extensão e diversos aclives e declives, a servidão era frequentemente castigada no caso de ocorrência de chuvas intensas, e com o serviço executado o problema deve ser minimizado.


Toda a rede da servidão já foi instalada, e nesta segunda-feira (23/04) a equipe que trabalha no local deve concluir a instalação dos ramais. Na sequência, a recomposição do pavimento será finalizada, e até quarta-feira (25/04) as intervenções na Servidão Flor deverão estar encerradas.


 

Estação de Tratamento

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que será instalada em Ingleses vai atender o centro de Ingleses e as áreas norte e sul do bairro, além da praia do Santinho. Em operação, a ETE terá capacidade de tratar, em nível terciário, 105 litros de esgoto por segundo, melhorando as condições de conservação do Aquífero dos Ingleses (que fornece água para o abastecimento da região) e ampliando a qualidade da água da praia.


O projeto em execução é uma ação conjunta da CASAN, governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, e investimento total - que inclui a ampliação da rede e implantação da Estação de Tratamento de Esgoto - chega a R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).


Quando concluído, o SES Ingleses-Santinho deve beneficiar cerca de 42 mil moradores fixos e os milhares de veranistas que visitam a região durante a temporada.

 


______________________________________________________________________

Texto e imagens: Comunicação/Consórcio Trix-Infracon/Divulgação

Categoria:VARIEDADES

Deixe seu Comentário