Baleia é encontrada morta da Praia dos Ingleses, em Florianópolis

Uma baleia foi encontrada morta, na manhã desse domingo (05/08), na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis. Era uma baleia juvenil da espécie baleia-de-bryde que tinha sete metros de comprimento. Uma equipe de biólogas e veterinárias da Associação R3 Animal isolou a área. Uma necropsia do animal foi realizada no local para tentar identificar a causa da morte.


A Baleia-de-Bryde é uma espécie que habita águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como oceânicas. Apresenta um corpo longo e estreito e uma pequena nadadeira dorsal. Em dezembro do ano passado, uma baleia da mesma espécie encalhou viva em Paulo Lopes, entre a Praia da Gamboa e a Guarda do Embaú.


Naquela ocasião, equipes da Associação R3 Animal, Instituto Australis/Projeto Baleia Franca e da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) conseguiram desencalhar o animal com sucesso, com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Palhoça, da Polícia Militar Ambiental e uma traineira de pesca que navegava próximo ao local. Se você encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.


No Sul da Ilha, na Praia da Armação, um filhote de baleia encalhou no início da tarde desse domingo e foi devolvido ao mar com a ajuda de seis moradores. A Associação R3 Animal, que participa do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada no início da tarde, mas a baleia já havia sido devolvida ao mar quando a equipe de monitores chegou ao local.



                                                                                                            Foto/Divulgação: Maristela Amorim

 

*Com informações do Jornal Notícias do Dia e da R3Animal
Foto/Divulgação: Emerson Ferreria/R3Animal

Categoria:VARIEDADES

Deixe seu Comentário