A R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), resgatou um leão-marinho-Sul (Otaria flavescens) que encalhou morto na Beira-mar Norte, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (16/06). O animal estava no meio das pedras e foi preciso o auxílio de uma retroescavadeira da prefeitura para içar o animal. A operação também contou com o apoio da Guarda Municipal de Florianópolis. 



A equipe de técnicos, biólogos e veterinários trouxe o animal para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) onde foi pesado e medido. Infelizmente, devido ao avançado estágio de decomposição do animal o resultado da necropsia foi inconclusivo para determinar a possível causa da morte. 




Tratava-se de um animal macho adulto, medindo cerca de 2,30 metros de comprimento e pesando 168 quilos. A carcaça será encaminhada para o Laboratório de Mamíferos Aquáticos da UFSC (LaMAq) para pesquisa. 

A R3 Animal agradeceu ao piloto da retroescavadeira, Vinicius, e aos guardas Marcio e Garcia. 

Na segunda-feira (13/06), outro animal da espécie encalhou morto na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis. Nesse caso, a necropsia indicou que a possível causa da morte foi uma pneumonia severa. 


Sobre a espécie

Desde 2019, a R3 Animal monitora um grupo de leões-marinhos que utiliza um costão rochoso na Ilha de Santa Catarina como descanso. Entretanto, durante o outono/inverno, animais dessa espécie podem ser avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam em nossas praias em busca de alimento e descanso.  

Vivem entre 18 e 20 anos na natureza, as fêmeas podem atingir o tamanho de 2,20 metros e pesar 150 quilos, enquanto os machos, podem medir mais de 2,60 metros e pesar cerca de 350 quilos. 

No Rio Grande do Sul existem dois locais onde são encontrados leões-marinhos e lobos-marinhos, que são os Refúgios de Vida Silvestre (REVIS), um situado na cidade de São José do Norte, o REVIS do Molhe Leste, e outro na cidade de Torres, o REVIS da Ilha dos Lobos.


📞Em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

➡️O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

ℹ️ O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

🐧O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

📍O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

Fonte e fotos: R3 Animal

Deixe seu Comentário