Foto/divulgação: Vinícius Leyser/PMF


*Prefeitura de Florianópolis amplia horário da Via Amiga do Ciclista*

Programa estimula o treino de alta performance e ciclismo de lazer com segurança aos domingos


A Via Amiga do Ciclista, programa da Prefeitura de Florianópolis para estimular o ciclismo com segurança aos domingos na Beira-mar Norte, receberá ampliação de horário a partir desde domingo, 19 de junho, das 6h às 11h. 

Todos os domingos, a pista central da Avenida Beira-mar Norte, no Centro, é reservada na parte da manhã para ciclistas. Antes, o horário era das 6h às 9h, agora será estendido até 11h. 

O espaço é dividido entre a Via Amiga do Ciclista, voltada para treinos de alta performance, que vai da Praça Celso Ramos até o Titri, e a Rua do Lazer, que permite a prática recreativa, no trecho entre a Rua Desembargador Arno Heschl e Avenida Mauro Ramos.

Os veículos que desejarem trafegar sentido Bairro-Centro, deverão utilizar a marginal da avenida. Será possível cruzar a Avenida Beira-mar Norte no espaço que fica entre a Via Amiga do Ciclista e a Rua do Lazer, localizado na esquina da Avenida Mauro Ramos e da Rua Desembargador Arno Hoeschl. 


O programa

A Via Amiga do Ciclista foi criada em 2017 pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Associação Comercial e Indrustrial de Florianópolis - ACIF, com com o objetivo de valorizar o lazer e incentivar o exercício em espaços públicos, e foi suspensa com o início da pandemia. Durante o período que esteve em vigor, o projeto estimulou a utilização das bicicletas na capital, proporcionando um local seguro para os ciclistas e reduzindo o número de acidentes. A realização e fiscalização do programa é feita pela Guarda Municipal de Florianópolis.


Florianópolis é a segunda Capital com mais ciclovias e ciclofaixas por habitante, segundo pesquisa da Aliança Bike

Atualmente, a cidade possui 181,70 km de malha cicloviária, sendo 121,56 km de ciclovias e ciclofaixas


De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e publicada no último dia 10 de junho, Florianópolis é a segunda capital brasileira com mais ciclovias e ciclofaixas por habitante, tendo 23,53 km para cada 100 mil habitantes. O Município mais que dobrou a malha cicloviária na Cidade nos últimos cinco anos e, atualmente, possui 181,70 km. Do total, 105,12 km foram realizados a partir de 2016, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano e da Secretaria de Infraestrutura, vem realizando a expansão gradativa da malha cicloviária da Cidade. Resultado disso é possível ver no levantamento nas Capitais feito pela Aliança Bike, onde a cidade ficou atrás apenas do Município de Rio Branco, que está em primeiro lugar com 26,22 km de ciclofaixas e ciclovias para cada 100 mil habitantes. 

 


Ciclovia da Beira-Mar Continental


Estrutura cicloviária de Florianópolis

Florianópolis hoje conta com 55,32 km de ciclorrotas, onde bicicletas, carros, ônibus e motos trafegam juntos. Essas rotas indicam atenção aos motoristas, pois naquele local existe a circulação de ciclistas. Já as ciclofaixas tem sinalização diferenciada, com uma faixa sendo pintada na rua sendo reservada exclusivamente aos ciclistas. Atualmente, são 76,30 km somente para esse tipo de malha cicloviária na Cidade. As ciclovias, por sua vez, são vias sinalizadas e com separação física entre ciclistas e veículos e há 45,26 km disponíveis em Florianópolis. Além dessas, há também o passeio compartilhado, onde pedestres e ciclistas dividem um mesmo espaço, estando presente em 8,49 km da Cidade.



Ciclofaixa Avenida Professor Othon Gama D'Eça


Entre as principais ligações e trechos realizados de malha cicloviária estão Rua Fúlvio Aducci (Estreito), Av. Gama D'Eça (Centro), Av. Madre Benvenuta (Santa Mônica), Rua João Pio Duarte Silva (Córrego Grande), ligação do Abraão até o Centro passando por Coqueiros, e a ligação do João Paulo até Santo Antônio de Lisboa, passando pelo Saco Grande e Cacupé


“O levantamento realizado mostra como a cidade está evoluindo em malha cicloviária e também o quanto precisamos investir ainda mais em estrutura para que a utilização da bicicleta como meio de transporte seja cada vez mais frequente. A cultura da bicicleta ajuda na mobilidade, no meio ambiente e promove maior democratização do espaço urbano, e é isso que queremos para Florianópolis” afirma o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.

Para ver o levantamento na íntegra acesse: bit.ly/RankingCiclo

Fonte: PMF

Fotos/divulgação: PMF

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